Ensinando e aprendendo com as TIC
Cursista: Adriana Pereira do Nascimento
Série: 3º ano
Disciplina: Ciências
Duração:
Plano de Aula
Competência:
Compreender a importância da coluna vertebral para a locomoção dos animais vertebrados.
Habilidades:
Distinguir animais vertebrados e invertebrados, reconhecendo a presença da coluna vertebral como elemento de diferenciação entre esses dois grupos;
Classificar vertebrados em peixes, anfíbio, répteis, aves e mamíferos.
Metodologias:
1° aula; A coluna vertebral.
Propor para os educandos após a explicação sobre o conteúdo que sente com um colega, em seguida um deve passa a mão nas costas do outro para sentir a coluna vertebral do colega. Depois questione com os alunos o que eles sentiram e para finalizar solicitar um desenho do que imaginam haver por dentro do corpo do colega.
2° Aula; Os peixes
Pedir para os alunos que digam nomes de peixes que conhecem. Alguns podem listar as baleias e os golfinhos. Comentar as diferenças entre peixes e mamíferos. Relembrá-los de que todos os peixes são animais que vivem em ambiente aquático. Há peixe que vive em água doce (rio, lagos, represas e etc.) e outros, em água salgada (mares e oceanos).
3° Aula; Os Anfíbios
Discutir com os alunos o significado da palavra anfíbio relembrando como é o ciclo de vida típico de um sapo. Relembrá-los do sapo que nasce de um ovo e, durante a fase de girino, vive na água, onde respira como os peixes; na fase adulta depois da metamorfose do sapo torna se um animal terrestre, passando a respirar o gás oxigênio do ar atmosférico.
4º Aula; Os répteis
Estimular os alunos a falar nomes de répteis que eles conhecem. Pedir para os educandos fazer uma pesquisa sobre serpentes peçonhentas. Os alunos deverão perceber que a maioria da serpentes não representa perigo para nós; além disso, muitos acidentes com esses animais acontecem por falta de descuido (por exemplo, falta de botas apropriadas para andar em locais propício para a ocorrência de serpentes) ou imprudência humana (cutucar fêmeas que estão no ninho ou tentar pegar esses répteis com as mãos). Serpentes não correm atrás de pessoas; quando houver um encontro (que é muito raro), o melhor a fazer é desviar do caminho do animal sem cutucá-lo.
5º Aula; As aves
Produzir no quadro uma lista de aves conhecidas pelos alunos. Se possível, trazer para a sala um osso de galinha (ou de outra ave). Quebrá-lo ao meio e mostrar como ossos de aves são “ocos” e que por isso eles são relativamente leves. Discutir com os alunos a relação entre essa característica e a capacidade de voar. Pedir que eles façam uma pesquisa sobre aves criadas como animais de estimação ou doméstico ( galinha, passarinho, papagaio, etc.).
6° Aula; Os mamíferos
Comentar que o nome “mamífero” se deve ao fato de que, quando nascem, esses animais se alimentam do leite materno. Ressaltar a forma do corpo de alguns mamíferos, relacionadas a forma com a correspondente adaptação ao ambiente em que vivem. O coelho tem patas traseiras muito desenvolvidas, adaptadas ao salto. O golfinho tem a forma do corpo parecida com a dos peixes, bem como nadadeiras adaptadas à natação. Pedir que eles façam uma pesquisa sobre mamíferos criados como animais de estimação (cão, gato, cavalo, etc.).
Recursos:
Livro didático, Ciências Projeto Pitanguá, pag. 94, 95, 96, 97, 98, 99;
Vídeo, data show, internet;
Material individual do aluno;
Cartolina, pincel atômico, e gravuras.
Avaliação:
Será feita através da participação individual e coletiva dos educandos na realização das atividades desenvolvidas em classe e extraclasse